Tá na boca do povo 2 – Quem serei eu amanhã?

Uma das principais notícias do dia de hoje foi a constatação da real possibilidade de o mercado brasileiro assistir a uma nova fusão de varejistas do setor de supermercados. O Carrefour confirmou uma proposta de fusão de seus ativos no país com o grupo Pão de Açúcar, através de uma oferta do fundo Gama, controlado pelo BTG Pactual e com suporte do BNDES. Entretanto, a operação ainda deve permanecer alguns dias (talvez meses) na esfera econômica, já que atualmente o grupo de Abílio Diniz tem como principal parceiro a rede francesa Casino, arquirrival do Carrefour em seu país de origem.

Debates sobre legalidade, cartelização, rasteiras e loucuras a parte, o mais importante é refletir em como devem estar se sentindo atualmente os colaboradores do Grupo Pão de Açúcar. Nos últimos anos, eles já passaram por diversos momentos semelhantes, com aquisições ou transformações de várias marcas da organização. Alguns podem ter sido ABC, depois Barateiro, tiveram momentos de Sendas, outros Bon Marché, houve quem fosse SuperEx, a maioria virou Extra, outros são Assai. Sem falar das recentes incorporações no segmento de eletrodomésticos, com Ponto Frio e Casas Bahia.

A imagem já está inclusive desatualizada, mais marcas fazem parte desse universo.

Afinal, quem serei eu amanhã?

Neste momento, os líderes devem agir de forma mais transparente possível com seus liderados. A maioria deles provavelmente sabe tanto quanto eu ou você, mas isso precisa ficar claro. Operações como esta são longas, demoradas, desgastantes e nem sempre ocorrem sem traumas. O ideal é evitar a sensação de pânico e de mergulho no vazio, pois um boato surgido em um hipermercado de Curitiba chega em uma lojinha de Fortaleza em dois tempos.

O twitter do Grupo Pão de Açúcar (@imprensaGPA) limitou-se a publicar somente o comunicado oficial, que reproduz basicamente o que está sendo dito na imprensa, que por sua vez já especula, traça cenários e chega até a listar um provável passo-a-passo da transação.

Os responsáveis pela Comunicação Interna de cada uma das empresas e os respectivos gestores de Recursos Humanos precisam estar atentos a tudo que for divulgado pela mídia e sempre fornecer a sua versão dos fatos, se houver. Mais vale um “não tenho a menor ideia do que irá acontecer conosco” sincero do que frases entrecortadas, achismos desenfreados ou a boa e velha tática do pânico, ou seja, aproveitar o clima de mudança radical para punir funcionários ou garantir o controle do poder pelo medo.

Em post da blogueira de economia Thais Herédia, do site G1, percebemos a diferença de atitudes entre os grupos envolvidos na transação:

“A noticia foi recebida com surpresa e alguma preocupação pelos funcionários do Pão de Açúcar no Brasil. Mesmo os diretores mais importantes do CBD souberam da novidade pela imprensa. Pela lei francesa, como o Grupo Carrefour tem ações em bolsa de valores, ele é obrigado a informar imediatamente alguma negociação ou possível mudança acionária ao mercado.

Por isso, o anúncio foi feito pela direção do Carrefour em Paris, sem o conhecimento ou a participação da diretoria do grupo aqui no Brasil. Logo no início da manhã desta terça-feira, os diretores do Carrefour se reuniram em teleconferência para ouvir a novidade por meio de Luiz Fazzio, presidente da operação brasileira.”

Reuniões olho no olho para conversas francas e esclarecimento de dúvidas, comunicados oficiais antes de massificação na imprensa, visita a todos os setores e preparação para gestão de eventuais crises são algumas das ações obrigatórias que os líderes do grupo podem executar para minimizar maiores danos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: